Óscares 2010 - os nomeados



A Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos tem este ano 10 nomeados para a categoria de Melhor Filme. Pela primeira vez em mais de 60 anos, a organização dos Óscares decidiu alargar o número de nomeados na categoria de melhor filme de cinco para 10 filmes.


Além de "Avatar" e " Estado de Guerra" a Academia de Hollywood nomeou também para melhor filme: "District 9", "Up" (também este com outra nomeação para melhor animação), "Inglourious Basterds", com oito nomeações, o drama com Sandra Bullock "The Blind Side", o filme com George Clooney "Up in the Air", "A Serious Man", "An Education" e "Precious".

Actores nomeados estão: Sandra Bullock para "The Blind Side", Jeff Bridges para "Crazy Heart", Mo'Nique em "Precious" e Christoph Waltz por "Inglourious Basterds".

A fantasia de ficção científica de James Cameron e o "thriller" sobre a guerra no Iraque de Kathryn Bigelow estão nomeados em duas das mais cobiçadas categorias dos Óscares: melhor filme e melhor realizador.

Doze anos depois de ter arrebatado onze Óscares com "Titanic", James Cameron volta a dominar os Óscares com um filme sobre a luta pela sobrevivência do povo Na´vi, do planeta Pandora, e que está ainda nomeado em categorias técnicas, como fotografia, montagem, banda sonora e efeitos visuais.

Já "Estado de Guerra", de Kathryn Bigelow está ainda nomeado em categorias como melhor argumento original, fotografia, banda sonora e montagem.Até hoje, nenhuma mulher conseguiu vencer um Óscar de melhor realização.

Para melhor realização foram seleccionados James Cameron, Kathryn Bigelow, Quentin Tarantino, Lee Daniels e Jason Reitman.

Nomeado em 1995 para melhor realizador com "Pulp Fiction", Quentin Tarantino volta aos Óscares com "Inglourious Basterds", com oito nomeações, como melhor argumento original, filme e realização. O austríaco Christoph Waltz foi seleccionado para melhor actor secundário pelo papel do sinistro coronel nazi Hans Landa.

Também com seis nomeações está "In the air", de Jason Reitman, das quais três são na área da representação - George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick.

Jeff Bridges, distinguido no início do ano com um Globo de Ouro, está nomeado para o Óscar de melhor actor pela interpretação em "Crazy Heart", mas tem pela frente a concorrência de George Clooney e Morgan Freeman e, pela primeira vez nomeados, Colin Firth e Jeremy Renner.

Na representação feminina, há a destacar as estreias nos Óscares de Gabourey Sidibe, Carey Mulligan, Sandra Bullock, Meryl Streep e Helen Mirren.

Para além de “Up” está também nomeado para melhor animação "O fantástico senhor raposo", de Wes Anderson, "A princesa e o sapo", de Ron Clements e John Musker, que se estreia esta semana em Portugal, "Coraline", de Henry Selick, e "The secret of Kells", de Tomm More.

Sem surpresas, "Um profeta", de Jacques Audiard (França), e "O laço branco", de Michael Haneke (Alemanha), estão nomeados para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

A 82ª edição dos Óscares está marcada para 07 de Março em Los Angeles, Califórnia, e será transmitida em directo para mais de 200 países.

Francisca Caria

0 comentários:

Enviar um comentário